3 de out. de 2011

Moluscos

O Filo Mollusca possui cerca de 100.000 espécies, sendo superado em número apenas pelos artrópodes, e habitam quase todos os ambientes da biosfera. Dentre seus representantes estão o caracóis, caramujos, polvos, lulas, ostras e mexilhões, e outros menos conhecidos. Seus registros fósseis limitam-se a suas conchas, já que seu corpo é mole e não deixa marcas.
São animais triblásticos, celomados, protostômios, não segmentados e simetria bilateral



A cabeça ocupa a região anterior do corpo, onde se abre o tubo digestivo e se concentram estruturas sensitivas, como olhos e receptores químicos.
A massa visceral pode estar protegida por uma concha ou não, e concentra os órgãos dos sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor.
O é uma estrutura muscular muito desenvolvida resposável pelo deslocamento, natação, fixação ou captura de presas.
Ao redor da massa visceral está o manto, uma camada epidérmica responsável pela produção da concha.
Entre a massa visceral e o manto, há uma câmara chamada cavidade do manto. Nos moluscos aquáticos, essa cavidade é ocupada pela água que banha as brânquias; nos terrestres, é cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como órgão de trocas gasosas, análoga a um pulmão.




Os moluscos possuem sistema digestório completo. Muitos deles (gastrópodes e cefalópodes) possuem uma estrutura raladora chamada rádula. Com ela, podem raspar pedaços de alimentos, fragmentando-os em pequenas porções. A digestão dos alimentos se processa quase totalmente no interior do tubo digestivo (digestão extracelular). Algumas macromoléculas só completam a sua fragmentação no interior das células de revestimento do intestino (digestão intracelular).
A maioria dos moluscos apresentam sistema circulatório aberto ou lacunar, no qual o sangue é impulsionado pelo coração, passa pelo interior de alguns vasos e depois alcança lacunas dispostas entre os vários tecidos (chamada hemoceles), nas quais circula lentamente, sob baixa pressão, deixando nutrientes e oxigênio, e recolhendo gás carbônico e outros resíduos metabólicos. Os cefalópodos constituem uma exceção, pois têm sistema circulatório fechado. 



Na cavidade celomática abrem-se os nefrídios, as estruturas excretoras. Pela abertura interna dos nefrídios (o nefróstoma), penetram substâncias presentes no sangue e no líquido celomático. Em alguns moluscos, como nos cefalópodos, os nefrídios encontram-se bastante agrupados, formando um "rim" primitivo.




O sistema nervoso dos moluscos é ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde partem nervos para as diversas partes do corpo. Os cefalópodos possuem um grande gânglio cerebróide, semelhante ao encéfalo dos vertebrados o que permite a execução de atividades altamente elaboradas.



A reprodução dos moluscos é sexuada e, na maioria dos representantes do grupo, a fecundação é interna e cruzada.
O caramujo-de-jardim, por exemplo, é monóico (hermafrodita). Na cópula, dois indivíduos aproximam-se e encostam seus poros genitais, pelos quais fecundam-se reciprocamente. Os ovos desenvolvem-se e, ao eclodirem, liberam novos indivíduos sem a passagem por fase larval (desenvolvimento direto).


Nos cefalópodes, o macho carrega um pacote de espermatozóides que é introduzido na cavidade do manto da fêmea para as fecundações; possuem desevolvimento direto. Nos bivalves (ostras e mexilhões), a fecundação é externa e há desenvolvimento de larva.


Larva de bivalves, chamada trocófora. Mais tarde se desenvolverá em larva véliger.



 Esse filo é dividido em seis classes, mas seus representantes mais conhecidos estão agrupados em apenas três delas.


Como recurso de defesa, alguns moluscos que não possuem concha contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor são confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substância escura na água. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a sua fuga. 




Galeria de fotos:























2 comentários:

  1. nao vai perguntar as classes nao ne?

    ResponderExcluir
  2. Sim! É importante saber comparações em relação há reprodução, alimentação, circulação e modo de vida dentre as classes...

    ResponderExcluir